quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pais & Filhos

"Você me diz que seus pais. Não entendem. Mas você não entende seus pais!" 
Esse trecho é da canção Pais e Filhos, composta pelo Renato Russo, e agora exatamente as 17:28 do dia 19/08/2010 quero discorrer sobre isso, postando do laboratório de informática da BU de Tubarão. Meus pais realmente não me entendem. Eu acho que para eles é meio complicado entenderem meu modo de raciocinar, meu jeito de pensar. Sempre estão contrários as minhas idéias, as minhas vontades. Eles (segundo suas próprias concepções) estão sempre certos, são a voz da experiência. Me irrita ouvir meu pai falando: "Me escuta primeiro!"... É complicado. Meus pais dizem que eu sou muito grosseiro, estúpido, porém, se não me impor, seguirei sempre como eles querem, fazendo tudo como eles pensam. Motivo da briga de hoje: Minha mãe amanhã fará uma perícia no INPS para permanecer encostada, por estar muito doente. Eu devo acompanhá-la. Pra isso quero faltar o serviço. Sou bolsista da, professor do estado e secretário. Falto duas vezes por semana onde secretario por dar aulas a tarde e uma vez por semana onde sou bolsista para lecionar pela manhã, onde estes ja reclamaram de minhas faltas e minhas saídas mais cedo para tratamentos de saúde. Porém, meu pai quer que eu vá, bata o ponto e saia uma hora e meia depois, acompanhe a minha mãe e volte. Trabalho neste estágio das 8:00 as 12:00! É F..., irei levar um baita sermão do pessoal do trabalho lá, por isso prefiro faltar. Mas meu pai acha que eu devo ir, e se não obedecer ou não ouvir ele, levo sermão dele também. Eles não entendem! Não foram eles que ouviram uma bronca hoje quando disse que ia sair cedo amanhã, não são eles que terão que aturar olhares mal-encarados amanha chegando, batendo ponto e saindo (digo eles pq minha mãe concorda). Definitivamente não me entendem. 
Eu também não entendo eles, afinal, por que eles querem estar sempre cheios da razão? Amo muito eles e me esforço o máximo (pode acreditar) para honrá-los, mas não é facil. As vezes eles são mais difíceis que cruanças, e pra aceitarem alguma coisa minha só eu me impondo, e infelizmente isso as vezes tem que ser na base do grito. Se eu simplesmente só digo "Não, não e não!" ouço coisas do tipo:
"O que eu fiz de errado?"
"A gente só quer teu melhor!"
" Tu não sabe o que é isso? Pensa bem!"
Sei que são bons conselhos, mas pô, eu sei também o que eu quero e o que é bom pra mim, sou adulto e vacinado. Amo meus pais, mas não os entendo, afinal, eles não viram que eu cresci? Eu creio que ninguém ame ouvir um sermão de um patrão muitas vezes nervoso, estressado ou irônico, e eu também não. 
Não pense você que não gosto de trabalhar não, amo meus trabalhos, porém, amo muito minha família também, e prezo sempre pela coisa mais simples, por que quase sempre o mais simples é o melhor. Pra que complicar? Pra que sair de casa, ir trabalhar, depois encontrar a pessoa, acompanhá-la, voltar pro trabalho para cumprir 4 horas e não perder o equivalente a R$10,00 num salário de R$280,00. Afinal, trabalho pra pagar minha faculdade, minhas coisas e tudo o mais. Como continua Renato Russo: Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?