quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Matrix Platônica

Estava assistindo a Trilogia Matrix, e me surpreendi ao fazer uma análise filosófica da obra. Irei aqui apenas falar do primeiro dos três filmes e de sua filosofia, fazendo uma comparação, uma analogia dele ao mito da caverna, de Platão, antigo filósofo grego.

O Mito da Caverna é o seguinte. Imagine várias pessoas presas no fundo de uma caverna, acorrentadas diante de uma parede e de costas para a abertura.Elas nasceram ali e estão ali daquela forma durante toda sua vida. A unica coisa que eles vêem são sombras de tudo que existe, projetadas em uma parede pela luz que vem da abertura da caverna. Elas acreditam que a unica coisa que existe e que é real são aquelas sombras, não sabendo que lá fora existe um mundo enorme e que a unica coisa que conhecem são sombras.

E o que é The Matrix Nerdarada... Isso mesmo. Matrix pode ser considerada como a Caverna de Platão. Se realmente fosse real, a Matrix seria a ilusão que proporciona nossa vida. Seria a sombra de tudo que existisse lá fora.

Será que isso é possível? Pode tudo não passar de uma mera ilusão nossa vida? Quem me garante que eu não sou um cérebro numa cuba corretamente nutrida para manter a sobrevivência e tudo que creio ser verdade não é gerado por máquinas e computação... É amigo, se formos parar para pensar, quem garante???

Nenhum comentário:

Postar um comentário