quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Iluminados - Parte II

Você certamente já ouviu falar de Jesus Cristo. Numa era em que reinava a hipocrisia, o fanatismo e o preconceito, um pobre, filho de carpinteiro, conseguiu conquistar multidões.Conquistou alguns pescadores, pessoas humildes, imples, que resolveram seguí-lo e juntos pregaram o amor sem julgar ou condenar, a paz,a igualdade. Cristo lutou contra os poderosos e os opressores, tendo um fim trágico, porém legando ao mundo uma mensagem incomparável de fé, amor, compaixão e simplicidade.

Outro líder religioso que também muito contribuiu para a humanidade foi Sidatra Gautama, ou Buda. Ele pregava a igualdade de todas as castas ante a religião,a caridade, a renúncia a todas as paixões e a busca da serenidade completa.

Na Idade Média temos Lutero, um monge da Igrja Católica que ao perceber que sua amada Igreja havia tomado outro caminho e indo a rumo errado, decidiu se rebelar e protestar contra ela, que dominava e manipulava o povo ignorante, tomando-lhe os bens atavés do medo do fogo do inferno, controlando-os.Lutero não se amedrontou e con todas suas forças lutou em favor de uma Igreja melhor, para que seu povo vivesse melhor e assim pudessem imitar Jesus Cristo.

Mahatma Gandhi lutou contra a violência e a favor da verdade, um grande líder que inspirou o também grande Martin Luther King, que nos EUA defendeu com muita garra a igualdade e os direitos raciais, a favor dos negros, desprezados e hostilizados naquele país.

E Agnes Gonxha Bojaxhiu então? Não lhe soa familiar?Ese é o nome de batismo de Madre Teresa de Calcutá. Uma mulher que acreditava em sua vocação e que via o rostro de seu mestre nos mais "pobres dos pobres". Teresa saiu as ruas de Calcutá, da India e ajudava mendigos, crianças e moribundos miseráveis, dando-lhe teto, abrigo e comida. Era também muito pobre, mas lutou pela paz, pelo amor e pela dignidade do ser humano, hoje muitas vezes tratado como objeto e não pessoa.

Existem ainda muitos luzeiros iluminados por este mundo a fora. Inclusive você pode ser um deles! Como? Como falei na primeira parte do texto, é só seguir o exemplo estes citados acima, sendo a favor da paz, da verdade, do amor e da vida. Estes aí de cima inspiraram muitas pessoas, podendo ser você uma dela, que consequentemente inspirará outras e assim vai. Como diia a própria Madre Teresa: "Sou apenas uma gota d'água no oceano, mas sem essa gota o oceano seria menor." Cada um poe fazer a sua parte em favor de um mundo bem melhor!

Pense nisso e boa semana. Se possível leia um livro sobre algum deles ou veja um filme. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário