quinta-feira, 3 de março de 2011

A Busca pela Perfeição

Eu, particularmente, não creio que um filme possa influênciar alguém a algo. Por exemplo, a fulana pulou do prédio e se matou, e no paraíso encontrou o falecido marido, e foram felizes. Alguém na platéia assiste e resolve fazer o mesmo. Não. Não acredito que o cinema possa ter ESTE tipo de influência. Mas eu acredito que os filmes podem nos emocionar, cativar e até nos passar lições.
Ontem assisti a Cisne Negro, que rendeu o merecidíssimo Oscar de melhor atriz a Natalie Portman. E confesso...O filme me passou uma mensagem gritante. Algo que aflige cada vez mais a sociedade e faz com que esta sofra, trazendo diversos tipos de misérias as pessoas. A OBSESSÃO PELA PERFEIÇÃO.

Nina, personagem de Portam, é uma bailarina perfeccionista obcecada pela perfeição. É uma jovem bela, simática e "pura", por assim dizer. Ao ganhar o papel da Rainha dos Cisnes, na peça O Lago dos Cisnes, a moça dá-se conta que tem potência só para interpretar o cisne branco, que é puro e virginal, já o cisne negro, ousado e sedutor, fica complicado, visto que ela não tem essas qualidades.

Imagine você: A moça já era obstinada a perfeição. Agora mesmo ela passa a ter obsessão por interpretar bem seu papel e não conseguindo, passa a ter alucinações, devanear, realmente fica alienada, com mania de perseguição. Muito louca mesmo, parecendo que perdeu completamente o juízo.

O filme é completamente simbólico, apresentando-nos a jornada de Nina para a liberdade assim como as consequências alienadas de sua obsessão.

Todos nós temos dentro de sí uma Nina. Quando não nos aceitamos como somos e idealizamos um outro eu, perfeito, nos tornamos capazes de tudo para atingí-lo. Não é a toa que existem pessoas anoréxicas, bulímicas, que tem seu corpo ou rosto deformado devido a enorme quantidade de cirurgias plásticas, ou até mesmo que morrem nas mesas cirúrgicas.

O que o homem tem que aceitar de vez, a verdade nua e crua, é a seguinte: NÃO EXISTE SER HUMANO PERFEITO. Não é porque você não é o estereótipo padrão de beleza que a sociedade prega que você não é bonito. Não é poque você tem algum tipo de problema que você não é perfeito. A perfeição está em cada um de nós, em nossos interiores, cada um com seu jeito de ser é lindo em seus detalhes e em suas imperfeições. Imagine se todos fossem lindos, deuses gregos e tudo fosse milimetricamente planejado? Arrisco a dizer que a perfeição está nas imperfeições da vida. Temos que aceitar quem somos e nos amar desta forma. Não adianta tentar recriar um novo rosto, um novo corpo... afinal quem você é está por dentro, e não por fora, e isso não pode ser mudado!

Boa Semana! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário