sexta-feira, 18 de março de 2011

Onde está Deus?

Sabe, as vezes eu me faço esta pergunta. Onde estará o Senhor? Porque há tanta fome, dor e miséria no mundo?Cadê Deus para socorrer todas estas pessoas que sofrem?
Não são raros os momentos que estes pensamentos de revolta me vem a mente. Um destes dias, eu resolvi parar e analisar a questão:

Deus ama a todos nós e nos criou segundo a sua imagem e semelhança. Logo, o próximo é a imagem de Deus. Logo, posso encontrar Deus no outro. Quem é Deus afinal de contas? São João nos diz que Deus Caritas est, ou seja Deus é amor, e é no amor que o encontramos.
Madre Teresa de Calcutá iniciou sua missão com as missionárias da Caridade após ter visto o próprio Cristo num doente, que esmolava na estação de trem. Deus está presente. Está diante de nós. Na pessoa do irmão. É vivendo o amor fraterno que o encontraremos e o satisfaremos. O próprio Jesus nos instituiu a Amar o próximo como Ele nos amou.


Não é a toa que o homem não conhece Deus. O ser humano não O deixa entrar em sua vida. A grande maioria das pessoas vive de interesse e não da verdadeira caridade e do verdadeiro amor. São poucas as pessoas que realmente se solidarisam e sofrem juntamente com o pobre sofredor.

Um exemplo é o Terremoto e Tsunami no Japão. Estava dia destes numa lanchonete quando alguém comentou ao passarem as imagens na TV: "Antes eles que nós" e caiu na gargalhada. Para minha surpresa algumas pessoas, quase a maioria ali concordaram.

Sei lá. Tá certo que as pessoas ajudam, mas muitas vezes ajudam com o sentimento dando graças que aquilo não aconteceu consigo mesmo. Ok, você pode me dizer que agora todo mundo vai ter que parar suas vidas?

Também não é bem assim. A ajuda material é importante sim. Mas me responda uma coisa. Você já orou por estas pessoas. Pediu a Deus por aquele país? Você pode dar esmolas, mas você já parou para ouvir um desabafo de um morador de rua?

Fica aí uma reflexão. Deus está muito perto de nós, mas, nós o acolhemos?
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário