segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estereótipos, Rótulos e pré-conceitos?


Eis uma pergunta interessante. Sempre perguntamos a uma pessoa nova que conhecemos quem ela é. Isso é importante, é assim que ficamos conhecendo as pessoas. O pior de tudo é quando nem ao menos perguntamos a pessoa quem ela é e já formulamos um pré-conceito a respeito dela. O pré-conceito que fundamos se baseia em nossas crenças,estereótipos, preconceitos e percepção social. Estudando psicologia social, cheguei a conclusão de que é preciso conhecer o outro de uma forma livre, sem influência, sem gerar pré-conceitos.

Muitas vezes somos rotulados pelo igreja a que pertencemos, pela musica que ouvimos, pelos gostos que temos.Nossas atitudes com relação a gostar ou não de uma pessoa vai de nosso interior. Se não gostamos de algo no fuano, pode ver, que este algo é o que nós tambem temos e não nos agrada muito. Temos que conhecer o outro livre, de mente aberta, como uma folha em branco. Experiência pessoal:

Quando conheci meu pastor, meus pais não se agradaram muito, pois conheciam o estereótipo de pastor ladrão e falso que a maioria das Igrejas tem. Até meus pais conhecê-lo e ver que era uma pessoa maravilhosa e nao se encaixava em suas crenças e estereótipos, eles ficaram com esta idéia na cabeça.Então, para ter uma bo interação em grupo, deixar-se conhecer e conhecer o outro, é preciso ter a mente livre, senão, nossos sentidos e idéias que nem sempre são corretos podem nos fazer sair perdendo.Muitas vezes, podemos formar um pré-conceito de alguém e sair perdendo, pois o pré-conceito formulado é totalmente errado.

Pense: Você costuma formar um pré-conceito sobre a pessoa antes de conhecê-la?Você deixa sua mente livre para conhecer alguém ou ja pensa na pessoa a rotulando e com seus estereótipos daquele rotulo?

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário