sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Desespero


É natural do ser humano desesperar-se. Desesperamo-nos por algo que deu errado, desesperamo-nos por algo que ainda nem aconteceu, afinal vivemos desesperados. O desespero diário pode não chegar ao extremo mas ele está alí, presente no dia-a-dia. Quem nunca desesperou-se, preocupado com a prestação a pagar ou com os gastos excedentes? Bem, naturalmente o ser humano é desesperado. Resta nos saber: O desespero é bom, uma vantagem, uma qualidade, ou é uma imperfeição, um defeito? Segundo Kierkegaard que escreve um livro inteiro sobre o assunto, o desespero é ambos(vantagem e desvantagem) em pura dialética.

Vamos entender melhor? Se nós tomarmos o desespero por uma visão geral, uma idéia abstrata, sem ser um caso específico ele é uma vantagem, uma qualidade. O sentimento de desespero nos põe acima dos animais, pois o desespero é consequência de consciência, dando assim ao homem, o status de animal pensante, de uma criatura consciente, diferente dos outros animais inconscientes. Para Kierkegaard o cristão ainda tem uma vantagem a mais quanto ao desespero, pois este sabe passar pelo sentimento com uma "força" divina, ajudando-o a superar.

O desespero, porém, também é imperfeição pois é devido ao desespero que se comentem as maiores atrocidades. O desespero é a maior das misérias, é a nossa perdição, para o filósofo. Devido ao desespero o homem comete as maiores loucuras da vida, as vezes colocando o virtual diante do real, ou simplificando, pondo o carro na frente dos bois, pois é no desespero que se cometem assassinatos, suicídios, crimes hediondos e muitas outras coisas miseráveis e perdidatórias ao ser humano.

E como ficamos quanto a isso? Vale a pena o desespero?Filosofando um pouquinho sobre estas idéias de Kierkegaard proponho uma nova teoria. Não é necessário desesperarmo-nos para provar que somos conscientes, e sim provamos nossa consciência lutando contra o desespero nao nos deixando ser alcançados por ele, pois afinal, pra que desesperar-se. Creio que mostremos mais inteligência se alcançarmos paz e tranquilidade mesmo com todos os problemas, procurando encontrar soluções para estes. Afinal, em minha opinião particular, Deus sempre cuida de nós,não sendo necessário o pânico e o desespero, pois O Choro pode durar uma noite, mas a alegria vem no amanhecer. Slm 30,5.


Não desespere, mostre-se inteligente, viva consciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário