quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Jekyll e o Hyde em nós!


Robert Louis Stevenson nos deu uma das maiores obras primas da literatura clássica do horror: Dr. Jekyll e Mr. Hyde.(Pt. O Médico e o monstro) Ele foi, juntamente a Mary Shelley (FRANKENSTEIN) e Bram Stoker (DRACULA) um grande mestre da literatura gótica.
O protagonista tem dois "eus" dentro de sí. Dr. Jekyll é um homem, um médico que sofre reprimidamente por valores éticos e morais que impulsionam sua vida. Mr. Hyde porém, era repulsivo, sem escrúpulos, sem ética e sem moral, era o monstro, que assumia a personalidade do médico para que este pratique seus "podres" sem ter consciência de seus feitos. Jekyll (pronuncia-se parecido com i kill, eu mato em inglês) tem dentro de sí Mr. Hyde (som parecido com hide, escondido em inglês).
Creio que esta obra de Stevenson é uma metáfora perfeita do ser humano. Todos nós somos Jekylls, e dentro de nós existe nosso Hyde pronto para sair e por suas garras para trabalhar. Isso é, todos nós temos uma inclinação desde o nascimento para o mal, todos somos meio monstros. Todos nós temos a graça e o amor de Deus e uma natureza corrompida pela nossa própria concupiscência, cabe a nós lutarmos contra o monstro dentro de nós.
Convém observar também que na obra parece não existir uma oposição perfeita entre Jekyll e Hyde. Hyde foi definido como pura essência maligna, enquanto não se sugere que Jekyll seja "pura essência benigna”. Assim somos nós. Se formos ver, só temos pecados e misérias para dar, por isso devemos procurar transformar-nos em pura essência benigna. Devemos aspirar a ascese e por ela batalhar. Mas isso podemos ter certeza, Jekyll e Hyde subsistem em nós! Qual vamos nos tornar definitivamente cabe a nós a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário