quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liberdade. Que é isso?

Ontem estreou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) uma novela chamada Amor & Revolução, que se passa na época em que o Brasil sofreu a ditadura militar. Neste negro período da História Nacional, as pessoas perderam sua liberdade. Seus direitos. Muitas pessoas foram mortas, torturadas e estão desaparecidas ainda hoje. Mas Afinal, o que é liberdade.

Existem muitos conceitos na Filosofia. Vou me ater ao conceito que creio ser o mais certo, o de Sartre. Como se bem sabe, em filosofia nada está totalmente certo ou errado. Cada um tem sua opinião e pode seguir o conceito que quiser, afinal, filosofia é nada mais nada menos que a atividade de refletir. É também interessante os conceitos de Marx, Shopenhauer e por ai em diante.

Para Sartre, a liberdade é condição ontológica do ser. O Homem é antes de tudo, livre. Livre para ser, para pensar, para agir, para ter.

Concordo com Sartre. O Homem nasce livre de qualquer coisa, sem obrigações e é moldado ao longo de seus anos de vida. Creio que cabe a cada um decidir o que fazer de sua vida, entretando creio que também deve se impor um limite a liberdade, para que esta não se transforme em libertinagem. Cabe a cada um ser o que quiser. Ser médico, ser esportista, ser religioso... Cabe a cada um ter o que quiser, contando que para isso ele não atrapalhe a liberdade de outrem.

No período da ditadura não se tinha liberdade de expressão. Nada nem ninguém possuía a verdade a não ser o governo militar. Isso é totalmente errado e uma regressão do ponto de vista filosófico. Graças a Deus aquele período passou e hoje nada mais é que uma mancha negra em nossa história, um período confuso, cujos misterios perduram até hoje.

E você, é livre?
Não somos livres quando nos colocamos no jugo de outro. Não somos livres quando nos é roubada nossa subjetividade, personalidade, jeito de ser. Não somos livres quando prendemos a Aguia que existe dentro de cada um de nós e nos conformamos em sermos galinhas, ciscando com o pé no chão, sem antes visar o horizonte.

Taí uma mensagem pra você refletir. Afinal a liberdade é natural do ser humano, seu direito é garantido pelas constituições mundiais e apesar de muitos impasses, cabe a nós, lutarmos pela nossa liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário