sexta-feira, 7 de maio de 2010

Religião: Ópio do Povo


Karl Marx tinha um conceito interessante para religião. Segundo ele, a religião pode ser considerada o "Ópio do povo!".Mas será mesmo a religião o ópio do povo?Em partes sim, e em partes não, a meu ver. Deixe-me explicar, e para isso, vamos ver o conceito de Ópio.

Ópio (do grego ópion, "suco de papoila") é um suco extraíto da planta da papoula, usado como narcótico, como droga.A dependência física desta droga causa uma estropiosa decadência física e intelectual. Ou seja, a religião sendo ópio para o povo, é um obstáculo ao progresso e a libertação do homem, uma forma de explorá-lo. Sabendo disso, nós podemos concordar com o conceito Marxista?

Hoje as pessoas muitas vezes deixam-se escravizar pelas diversas religiões e instituições, dando dízimos exorbitantes, fazendo jejuns, esforços e sacrifícios muitas vezes incompreensíveis devido a suas crenças religiosas, muitas vezes ainda sendo radicais e fanáticos, causando guerras intolerantes e morte de milhares. mas estas pessoas. Por isso poderiamos dizer que sim, ela é um ópio para o povo.

Mas o que é de fato religião?Há discordância quanto a etimologia da palavra, mas supõe-se que ela vem do latim "Reliare" que significa Religação. O Objetivo da Religião é ligar. Ligar o ser humano ao divino, e assim, o divino ligá-lo com o ser humano. Claro que sou cristão e ponho aqui meus ensamentos, por isso você talvez não concorde.Mas...penso assim.

A maioria das religiões tem como objetivo o amor ao trancendente e a sua criação.A maioria delas prega o amor. Se o homem verdadeiramente vivesse o amor, o mundo seria um lugar melhor. Desde a época de Marx o homem já vivia esta falsa religião. Portanto, podemos concordar que é o ópio do povo.

Religião é o ópio do povo quando obriga as pessoas a darem todos os seus bens para uma causa "nobre": comprar a nova mansão do pastor, o novo carro.

Religião é o ópio do povo quando crianças são molestadas e abusadas, tendo suas vidas destruídas e tendo depois que passar por diversos tratamentos, podendo não se curar.

Religião é ópio para o povo quando promete curas e milagres e ilude as pessoas para obter massa.

Religião é opio quando iludi e oprime os Filhos e Filhas de Deus, almas em busca de socorro.

Religião é ópio para o povo quando coloca ser humano contra ser humano, gerando ódio, preconceito e muitas outras coisas....

Religião é ópio para o povo quando não prega o amor.


Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário